APRENDER SEMPRE


Existe uma cultura enraizada na sociedade que nos diz que, depois da reforma, perdemos relevância...

Felizmente temos idade suficiente para sabermos que isso não é relevante!

A sabedoria e a experiência que temos para oferecer nunca foram tão importantes para o mundo. Vamos então desencadear a partilha desse conhecimento . 

Vamos também navegar no próximo capítulo e adquirir novas competências para usufruirmos da vida com alegria, confiança e com uma nova perspetiva. 


"Quanto mais aprende, melhor e mais afinada fica a sua memória"


Aprender ao longo da vida transmite um sentimento de bem-estar, ajuda a pensar melhor e aumenta a sua longevidade. Quanto mais aprende, melhor e mais "afinada" fica a sua memória ao longo do tempo. Se o seu cérebro não for "desafiado" para aprender coisas novas durante um longo período de tempo, acaba por perder a sua capacidade de discernimento e terá mais dificuldade em assimilar nova informação.

Deixamos algumas sugestões

Na sequência do meu anterior artigo sobre golfe, hoje decidi escrever um pouco sobre as origens do golfe porque, curiosamente, este desporto é um dos mais antigos ainda hoje praticados de forma muito semelhante aos seus primórdios.

Sempre que chego a um novo quarto de hotel, a minha primeira preocupação é traçar dois planos de fuga: o principal e o alternativo, no caso de haver fogo, ou qualquer outra emergência. Gasto nisso algum tempo, mas nunca o considerei perdido.

Independentemente de acreditarmos, ou não, nos efeitos humanos, sobre o clima, é de extrema importância a preservação do ambiente e o controlo sobre a degradação que a actividade humana induz no planeta Terra, em variadíssimas vertentes.

O Programa da PSP Estou Aqui é um programa inovador para adultos e crianças que, através de uma pulseira com código alfanumérico, permite (via 112 – Número Europeu de Emergência) de forma célere chegar ao contacto com familiares.

O Projeto Gutenberg é uma biblioteca on-line de livros grátis fundado por Michael Hart. Este projeto é considerado o primeiro fornecedor de livros eletrónicos e foi criado para fomentar a sua criação e distribuição. https://www.gutenberg.org/about/

I - Quando se fala na Tragédia da Rua das Flores, lembro-me do romance de Eça de Queiroz postumamente publicado (1), em que Genoveva se suicida projectando-se para a rua, ao saber que o jovem Victor por quem se apaixonara e com quem pretendia casar-se, era seu filho.

"E era bom aluno? Tinha boas notas?", pergunta invariavelmente Francisco Pinto Balsemão aos seus convidados no podcast "Deixar o mundo melhor".

Todos sabemos que a geração dos nossos netos é mais propensa a pressionar teclas ou superfícies interactivas de computadores, IPhones e tablets, mas pouco estimulada a ler ou a escrever. O digital vem dominando a comunicação, a imagem e o som, ficando a leitura e a escrita muito secundarizadas

O que veem os teus olhos seguido de uma foto exótica ou estranha, com formas e cores diversas... é um dos exercícios que a Maria Irene coloca na lista para uma sessão do Desafio da Escrita.

QI & QE & QA

12-06-2022

Na semana passada li no Expresso uma crónica do Cardeal Tolentino de Mendonça sobre um livro de Jean Cocteau (1889-1963).

Vizinhando

09-02-2022

Os vizinhos vivem perto de nós, às vezes no mesmo prédio ou no mesmo andar, constituindo a comunidade do nosso núcleo habitacional - a nossa família alargada. Sabemos que estão lá, pois nós ouvimo-los e eles sentem-nos, mas pouco mais. Vemo-los ocasionalmente e, por detrás das nossas máscaras, damos-lhes agora os bons dias e as boas-noites, nas...

O valor da criatividade

"Quando se perde dinheiro, perde-se um pouco ; quando perdemos tempo, bastante mais se perde; quando perdemos a saúde, praticamente perdemos tudo, mas quando perdemos a criatividade, não sobrou nada".