.

REFLEXÕES

A estação do outono inspira uma ligação mais profunda com a natureza e uma maior sensibilidade para a passagem do tempo e a efemeridade da vida. É uma estação que incita à autorreflexão, tornando-a "a estação da alma" como refere Friedrich Nietzsche.

Recordo-me que o Maestro António Vitorino de Almeida disse num dos seus programas (A Música e o Silêncio, salvo erro), que a música portuguesa é predominantemente "a descer", facto que demonstrou ao piano com meia dúzia de acordes de músicas conhecidas.

Quando era criança, uma pessoa com cinquenta anos já me parecia uma avó, um estatuto muito digno. É verdade que naquela época era comum haver muitos avós com cinquenta anos. Casavam-se muito jovens, e os filhos apresentavam-se de seguida, e estes também ainda mantiveram este ciclo. Sou a mais nova de seis, e os meus irmãos casaram-se com pouco mais...

Tinham-se passado seis dias de chuva intensa, com inundações e elevados estragos nas zonas baixas da cidade, nomeadamente em Algés.

A língua portuguesa é muito rica, mas há sempre quem a queira "desenvolver", mormente à custa de termos e vocábulos de tradução deficiente, ou reflectindo apenas desconhecimento do próprio idioma.

Felizes os que já chegaram aos 55 anos porque significa que estão vivos e têm uma história de vida para contar. Certamente que essa história tem coisas boas e más, alegrias e deceções, decisões e dúvidas, escolhas certas e outras menos, quedas e recomeços, mas é uma história de vida... a sua história! E isso deve ser motivo de agradecimento...

Comparar

23-09-2022

A comparação é um ato de violência contra nós mesmos.- Iyanla Vanzant

50 mais

06-09-2022

A nossa sociedade atual está cada vez mais focada no que faz mais ruído, no que é moda, no que "está a dar". Gostamos do que muitos já gostam, apreciamos os valores da inovação, da rapidez, da tecnologia, do que é novidade...do que é jovem.
Para além disso, as empresas valorizam a renovação dos seus quadros sendo que por...

Dei comigo a sentir o meu coração. Em São Tomé, quando há muitos anos aí colaborei com a AMI(1), lembro-me de alguns doentes se queixarem: "Dr. o meu coração balança!...". Era a sua única queixa e, nem por isso, menos relevante.

Usados

16-08-2022

Os jornais e a internet estão cheios de anúncios para compra/venda de ouro usado, carros usados, propriedades em trespasse, de máquinas de todo o tipo e de uma panóplia de bugigangas que excede, seguramente, o que possamos imaginar.

Musicando 3

09-07-2022

Adoro o Cante Alentejano, principalmente os Grupos Corais! Cantam lado a lado, não se olham, encostados uns aos outros embalam os corpos em movimentos que lembram as espigas das searas ao vento e ecoam uma espécie de monólogo coletivo, originando um conceito de "solidão uníssona", uma solidão que se sente partilhada, num grupo que apresenta...

É incontornável pensar na morte. Na nossa, porque os anos vão passando neste percurso de vida e na dos outros, com que nos confrontamos nas ocorrências do dia a dia.