.

REFLEXÕES

Quando era criança, uma pessoa com cinquenta anos já me parecia uma avó, um estatuto muito digno. É verdade que naquela época era comum haver muitos avós com cinquenta anos. Casavam-se muito jovens, e os filhos apresentavam-se de seguida, e estes também ainda mantiveram este ciclo. Sou a mais nova de seis, e os meus irmãos casaram-se com pouco mais...

Tinham-se passado seis dias de chuva intensa, com inundações e elevados estragos nas zonas baixas da cidade, nomeadamente em Algés.

A língua portuguesa é muito rica, mas há sempre quem a queira "desenvolver", mormente à custa de termos e vocábulos de tradução deficiente, ou reflectindo apenas desconhecimento do próprio idioma.

Felizes os que já chegaram aos 55 anos porque significa que estão vivos e têm uma história de vida para contar. Certamente que essa história tem coisas boas e más, alegrias e deceções, decisões e dúvidas, escolhas certas e outras menos, quedas e recomeços, mas é uma história de vida... a sua história! E isso deve ser motivo de agradecimento...

Comparar

23-09-2022

A comparação é um ato de violência contra nós mesmos.- Iyanla Vanzant

50 mais

06-09-2022

A nossa sociedade atual está cada vez mais focada no que faz mais ruído, no que é moda, no que "está a dar". Gostamos do que muitos já gostam, apreciamos os valores da inovação, da rapidez, da tecnologia, do que é novidade...do que é jovem.
Para além disso, as empresas valorizam a renovação dos seus quadros sendo que por...

Dei comigo a sentir o meu coração. Em São Tomé, quando há muitos anos aí colaborei com a AMI(1), lembro-me de alguns doentes se queixarem: "Dr. o meu coração balança!...". Era a sua única queixa e, nem por isso, menos relevante.

Usados

16-08-2022

Os jornais e a internet estão cheios de anúncios para compra/venda de ouro usado, carros usados, propriedades em trespasse, de máquinas de todo o tipo e de uma panóplia de bugigangas que excede, seguramente, o que possamos imaginar.

Musicando 3

09-07-2022

Adoro o Cante Alentejano, principalmente os Grupos Corais! Cantam lado a lado, não se olham, encostados uns aos outros embalam os corpos em movimentos que lembram as espigas das searas ao vento e ecoam uma espécie de monólogo coletivo, originando um conceito de "solidão uníssona", uma solidão que se sente partilhada, num grupo que apresenta...

É incontornável pensar na morte. Na nossa, porque os anos vão passando neste percurso de vida e na dos outros, com que nos confrontamos nas ocorrências do dia a dia.

Musicando 2 

23-06-2022

Na minha infância e juventude nunca tive gira-discos nem leitores de cassetes. A única música que ouvia era na rádio, onde a Emissora Nacional dava o "Serão para Trabalhadores" e o "Discos Pedidos'' e, muito mais tarde, na televisão.

Musicando

16-06-2022

Como diz Vergílio Ferreira "Não mudamos com a idade na estrutura do que somos. Apenas, como na música, somo-lo noutro tom."