Um caminho, muitos caminhos - Caminho de Santiago - Espanha (Setembro 2022)
Este ano consegui finalmente realizar um sonho de anos: fazer o Caminho
de Santiago.
Recebi e li muitos conselhos e dicas para me preparar mas ficam-me como essenciais dois:
Um amigo disse "vai de mente aberta" outro lembrou-me a frase "não passes pelo caminho... deixa que o caminho passe por ti".
Sei, sem saber ainda, que o Caminho de Santiago não é uma caminhada, não é uma prova física.
O meu propósito é de facto não ter propósito. É dizer "sim", dizer sim a tudo o que o Caminho me trouxer, como sugeria o monge a Amit no livro "Renascer".
Encontrei muitos peregrinos no meu Caminho.
É o mesmo Caminho para todos mas são muitos os Caminhos, um Caminho diferente para cada peregrino.
Na verdade, há três Caminhos diferentes: o físico, o mental e o espiritual.
O Caminho físico é comandado pelas tuas pernas e pela tua mente, são os kms percorridos, são também as dores que aparecem do nada e a forma como lidas com isso.
O Caminho mental é feito dos pensamentos que te chegam sem aviso. O lado luz, feito das boas memórias, de projetos , de sonhos mas também o lado sombra, feito dos teus medos, do que queres largar no caminho e que já não te serve.
Depois há um Caminho a que chamo espiritual, que é feito das mensagens que recebes para a tua vida, mensagens que chegam das pessoas com quem te cruzas, das suas histórias e do silêncio da paisagem.
Às vezes o corpo anda mais rápido que a mente, às vezes a mente anda mais rápido que o corpo, mas é quando esqueces o corpo e silencias a mente que te permites ouvir a tua voz interior, e esse é o Caminho espiritual.
Foram dias muito bons, de plenitude, de contacto com a natureza, de convívio com outras gentes, do simples cruzar com um sorriso e o desejo de "Bon Camino", num ambiente de entreajuda, saudável a todos os níveis.
Dou por mim a dar à palavra Peregrino um sentido maior.
Vou voltar a fazer o caminho, este ou outro qualquer.
Como estava escrito em vários dos ímanes que pelo caminho se vendiam:"Sou Peregrina"
Hélia Jorge