João Baptista Leite

05-03-2024


- O que tem sido para si a Transições?
Para mim, a Transições tem sido uma porta aberta para um novo mundo de possibilidades. Ainda na fase ativa de trabalho, observar e participar neste "espaço" tem sido um lembrete constante de que a transição é um momento de crescimento, aprendizagem e enriquecimento pessoal.

- Como foi, ou está a ser, para si, a sua Transição?
Se a minha transição tem sido mais lenta do que antecipava, este grupo tem-me me ajudado num processo contínuo de aprendizagem e profundamente enriquecedor. Consciente de que é uma fase de redescoberta pessoal e adaptação a uma nova realidade, onde temos de aprender a redefinir objetivos e a buscar novas formas de satisfação e realização. Este período tem me permitido refletir sobre as minhas experiências passadas e visualizar o futuro com uma nova perspetiva, encarando os desafios e as oportunidades nesta fase, que chegará, com otimismo.

- O que significa para si, de uma forma geral, a palavra Transição
Para mim, a palavra "Transição" significa uma passagem ou mudança de um estado para outro, representando um processo de transformação e evolução. É uma fase de ajuste e adaptação, onde o antigo dá lugar ao novo, permitindo o crescimento pessoal, a exploração de novos horizontes e a reinvenção de si mesmo. Em essência, transição é um convite à reflexão e à ação para navegar pelas mudanças da vida com resiliência e abertura. Assim, a transição de uma fase ativa de trabalho para a reforma significa o início de um novo capítulo, marcado pela liberdade de explorar interesses e paixões que o tempo ou as responsabilidades anteriores limitavam. É uma oportunidade para redefinir o propósito de vida, aproveitando a sabedoria e experiência acumuladas para criar um futuro enriquecedor e satisfatório, tanto pessoal quanto comunitariamente.

João Baptista Leite
5 de Março de 2024