Use a tecnologia para estar sempre ligado ao mundo!
Hoje em dia a tecnologia está presente em absolutamente tudo
o que nos rodeia, pelo que me pergunto: o que seria das nossas gerações sem
computadores, smartphones, tabletes, equipamentos médicos digitais e outros
objetos digitais que tanto facilitam o nosso dia a dia?
Os smartphones estão tão presentes na nossa vida que podem ser considerados quase como uma "extensão" do nosso corpo e isso não se restringe apenas aos mais novos, pois os idosos também utilizam cada vez mais e muito bem esse recurso tecnológico. Na vida dos idosos, a tecnologia, segundo vários estudos científicos tem um impacto muito positivo.
Os especialistas indicam que as pessoas mais velhas que fazem uso dos equipamentos tecnológicos, como o telemóvel, têm um ganho considerável quanto ao bem-estar e ao combate à solidão. A quantidade de pessoas idosas que moram sozinhos ou longe dos filhos é enorme, e através das atuais novas tecnologias eles podem encontrar uma forma de se sentirem acompanhados e conectados ao mundo!
Todos nós pensamos que as pessoas com mais idade são utilizadoras tardias das novas tecnologias. Isto é particularmente verdade no caso da Internet, com muitos idosos que ainda a consideram como uma "moda" desnecessária. No entanto, há muitas e boas razões para os mais idosos utilizarem a Internet, para acederem aos serviços de saúde, para se ligarem à família e amigos e muito mais!
Médicos americanos conduziram uma pesquisa com cerca de 2000 pessoas com mais de 70 anos durante um período de quatro anos. Aqueles que usavam o computador tinham o hábito de ler, de desenvolver trabalhos manuais e, ainda, de participar em atividades sociais, mantendo assim protegidas as suas habilidades cognitivas. A pesquisa também revela que aprender traz benefícios quanto à parte da comunicação, mas também melhora o acesso às informações cotidianas, ou seja, a inserção no mundo atual que é dominado totalmente por conteúdos digitais.
Segundo a pesquisa, naqueles idosos que usavam computador pelo menos uma vez por semana, reduz em 42% a probabilidade de apresentar problemas de raciocínio e memória. Diante desses dados, torna-se necessário incentivar os mais velhos a fazer uso da tecnologia, mesmo com os mais resistentes a mudanças.
Neste artigo gostaríamos de dar a conhecer alguns dos principais benefícios do uso da Internet para as pessoas idosas:
1. A utilização da Internet pode atrasar o declínio cognitivo
O declínio cognitivo é uma parte natural do envelhecimento. A memória, a capacidade de comunicação e a capacidade de resolução de problemas de uma pessoa idosa irão gradualmente deteriorar-se. No entanto, a investigação tem demonstrado que permanecer mentalmente estimulado, nomeadamente com o uso de tecnologias, pode retardar a progressão do declínio cognitivo. A Internet oferece aos mais velhos muitas formas de permanecerem mentalmente estimulados, como por exemplo:
- Ver vídeos on-line
- Jogar jogos on-line incluindo sudoku, xadrez e scrabble, entre outros
- Aprender coisas novas e investigar outras
- Ver notícias sobre o mundo
2. A Internet pode ajudar a afastar doenças mentais
Infelizmente, a depressão é muito comum nas pessoas idosas. Ocorre frequentemente porque os idosos tornam-se socialmente isolados e solitários, o que desencadeia emoções negativas. A Internet pode ser utilizada para promover o envolvimento social de várias maneiras, tais como sessões de videochamadas com os seus amigos ou familiares, participar em comunidades on-line, juntar-se a uma rede social e muito mais. Estarão constantemente a falar e a comunicar com outras pessoas, o que os pode ajudar a permanecer mentalmente ativos e despertos, de forma a evitar doenças mentais.
3. A Internet pode promover a saúde física
A Internet ajuda as pessoas a manterem-se saudáveis de várias maneiras. Em primeiro lugar, o acesso à informação sobre saúde é muito mais fácil graças à Internet. Os idosos podem procurar informações sobre as suas condições de saúde, medicamentos, os alimentos que consomem, formas de melhorar a sua saúde e muito mais.
A E-Saúde ou Saúde On-line está também a tornar-se mais comum em muitos países. Este serviço permite que os idosos tenham consultas on-line e renovem prescrições médicas através da Internet, o que é muito mais conveniente para os próprios e para a sua família do que visitar pessoalmente o consultório do médico. Existem também dispositivos que podem transmitir informação médica vital, incluindo pressão arterial, níveis de oxigénio e batimentos cardíacos, podendo enviar diretamente ao seu médico através da Internet, ajudando assim também os médicos a se manterem informados sobre o estado de saúde do seu paciente.
Finalmente, a Internet pode ajudar as pessoas mais maduras a manterem a sua aptidão física. As pessoas mais velhas podem assistir a vídeos de sessões de treino on-line, aulas de ginástica, podem obter informações sobre como realizar exercícios específicos, acompanhar o seu historial de aptidão física e trabalhar com os instrutores pela Internet.
4. Oportunidade para fortalecer as relações com a família e amigos
A Internet e a tecnologia dão aos idosos a possibilidade de se conectarem regularmente com familiares e amigos através de mensagens, conversas de vídeo, conversas de texto, chamadas via Skype, ou outro sistema que podem ser muito úteis as pessoas mais velhas aprenderem. Isto ajuda a manter relações mais fortes com amigos e a sentirem-se envolvidos na vida dos entes queridos.
5. A Internet ajuda as pessoas idosas a aprender coisas novas
Há milhares de recursos educativos disponíveis em formato digital e on-line. Os idosos podem frequentar cursos on-line, assistir a palestras, juntarem-se a um grupo de aprendizagem ou unirem-se a uma comunidade dedicada à partilha de conhecimentos sobre o seu tema favorito. Perceber que existem milhares de pessoas on-line e com os mesmos interesses, pode ser um grande atrativo e muito benéfico para toda a geração prateada!
6. Fazer compras on-line pode ser divertido!
Uma vez que as pessoas idosas saibam como utilizar a Internet, através dos vários tipos de dispositivos (smartphone, PC, tablet) podem começar a fazer compras on-line. Para além de poderem comprar presentes para os seus amigos e família, podem também fazer as suas compras de supermercado ou outras que necessitem, sem saírem de casa. Isto pode ser incrivelmente conveniente e cria um sentimento muito satisfatório de independência. O único cuidado a ter, e isto é válido para todas as pessoas, não só para as de idade maior, será aconselhar-se muito bem sobre a forma mais segura de o fazer, para evitar fraudes nas compras à distância com pagamento eletrónico.
Há, pois, inúmeros benefícios a desfrutar do uso da tecnologia para estarmos ligados ao mundo! Todos os pontos acima referidos podem combinar-se para ajudar as pessoas com idade maior a terem uma vida mais ocupada, divertida e estimulante, conhecer novas pessoas, aprender novas informações e explorar o mundo a partir do conforto do lar.
Cristina Nogueira Ramos
Fontes:
- Anderson, M., Perrin, A. (2017). Tech adoption climbs among older adults. Washington, DC: Pew Research Center.
- World Economic Forum (2015): How the Internet of Things could transform the lives of the elderly, David Glance, Director of UWA Centre for Software Practice, University of Western Australia
- The Guardian UK in Tecnnology (2018): Is Facebook for old people over 55s flock in as the young leave, Mark Sweney
- Jornal Público, Portugal (2019): Faz compras na Internet com cartão? Há dez recomendações para prevenir fraudes - Leia mais