Serra de Sintra - Da Peninha à Pedra Amarela

16-11-2024

Responsável: Leonor Rocha

Prestador/ Animador: Go Trekking Portugal

Local realização: Serra de Sintra

Data realização: 16 de Novembro de 2024

Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: Parque de estacionamento junto ao Santuário da Peninha (3,9Km depois de sair da Estrada da Serra (N9-1) para a estrada da Peninha, virar à esquerda e faltam 100m para o estacionamento). Coordenadas GPS: 38°45'49.0"N 9°25'20.6"W

Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 6 participantes

Preço por participante: 10€ - preço pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada

Objectivo geral: Conhecer os trilhos e matas que rodeiam dois dos locais mais altos desta zona da Serra de Sintra, a Pedra Amarela e a Peninha que, pela sua localização junto ao mar e orografia, são autênticos miradouros com vistas que se estendem pelas costas dos concelhos de Cascais, Sintra e Mafra.

Objectivo específico: Caminhada de 9 Km com grau de facilidade desafiante – o desnível total é um pouco superior a 350 metros.

Descrição da Atividade: Este percurso circular que liga alguns dos pontos mais altos da Serra de Sintra começa na Peninha acima dos 450m de altitude, passará pelo Tholos do Monge a cerca de 490m e passa ainda pela Pedra Amarela acima dos 390m.

Enquanto que na Peninha e na Pedra Amarela seremos premiados por paisagens fantásticas com vistas desafogadas quase a 360 graus, no Alto do Monge veremos um monumento funerário megalítico, datado do 3º Milénio a.c., composto por átrio, corredor e câmara que está atualmente em processo de conservação e de classificação como Monumento Nacional.

Como o percurso vai andar quase sempre pelo alto da serra, nunca desceremos abaixo da cota dos 330m de altitude, o que significa que apesar de termos de vencer algumas subidas e descidas, nunca serão obstáculos muito prolongados no tempo.

É uma caminhada classificada como desafiante principalmente pelo desnível acumulado, tanto positivo como negativo, e pelo terreno mais irregular nalgumas secções do percurso, que no entanto é feito por matas de extrema beleza, com muitas sombras provocadas pelas árvores de grande porte que nos rodeiam.

Requisitos:

– Trazer botas de trekking ou sapatos de caminhada confortáveis é essencial
– Caminhar leve
– Água (1,5L) e alimentação
– Boné ou chapéu
– Roupa e calçado apropriado às condições atmosféricas
– Bastões de caminhada (opcional, mas bastante recomendável)

Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguro de Acidentes Pessoais; seguro de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.

Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone - a enviar para leonor58rocha@gmail.com quando fizer a sua inscrição. Esta só será válida com os dados do seguro.

Item
Item
Item
Item