Sabores de azul …

09-07-2024

pintura a dedo em ipad

Há estações de cheiro e estações de sabor. O Verão é a estação do sabor e da cor. É o verão das frutas e das cores. Da melancia vermelha esponjosa e gelada, ponteada a preto de sementes. Do melão amarelo forte e fresco, enchendo a boca do veraneante acalorado. Dos pêssegos vermelhos peludos, das uvas em cachos enormes, da ameixa e dos figos a pingarem de doçura. É a estação dos gelados de todas as cores, dos mais populares em palito ou corneto aos mais sofisticados das gelatarias finas, de pistachio a caramelo salgado e aos paladares que ainda ninguém inventou.

Dos sabores e das cores. Da cor azul forte do mar e do branco da espuma na onda espraiada. Das cores garridas do guarda-sol que esvoaça quando o vento sopra ao fim da tarde. Das barracas às listas. Das bolas de Berlim fofas a verterem creme amarelo na mão da criança.

Ao fim do dia, os resistentes aproveitam o mar agora já quente e deslumbram-se com poentes demorados, a terminar dias grandes que entram na noite. E as bebidas de fim de dia, simples ou em coquetéis de cores únicas em copos cheios de gelo.

Noite dentro o ar cheira a peixe na grelha e um exército de cigarras cantam no mato num esvoaçar de asas a convidarem ao acasalamento. E o amor dança na noite, nas cigarras e nos amantes bronzeados, num ritual que o calor despertou.

Um bom livro, um guarda-sol azul e uma cadeira à sombra.

Verão azul e saboroso...

José Lopes Araújo, junho 2024.