Regenerar

02-09-2021

Foi por um acaso, ou não, que dei por mim a fazer um programa de 15 dias de "Regeneração Pessoal" com o Lourenço Azevedo e a Marta Ribeiro, do projeto "Regenerar - Criar hábitos saudáveis".

Todas as histórias têm um inicio e esta começou com uma proposta de recomendação de um livro por um membro da Transições, a minha amiga Cristina Belo.

O livro chama-se, isso mesmo, "Regenerar. Manual do bem-estar para viver de acordo com as estações do ano" e foi escrito pelo Lourenço com base na sua experiência.

"Como soubeste do livro? "Perguntei eu, que nunca tinha ouvido falar nem do Lourenço nem da Regenerar.

"Assino a newsletter da Regenerar ", respondeu ela.

E lá vou eu, a quem tudo desperta a curiosidade, espreitar o site.

Gostei do que vi, fez-me pensar que a missão deles é parecida com a nossa na Transições, que o tema da longevidade e do envelhecimento ativo também está nas suas preocupações.

Decidi subescrever a newsletter. "Se não gostar depois desisto", pensei. Não, acho que não vou desistir, já recebi duas e as propostas fazem-me sentido.

Ao assinar a newsletter recebo um email de boas vindas do Lourenço e da Marta com a oferta deste programa.

Já experimentei muita coisa e a minha vida hoje é mais serena e equilibrada do que foi no passado. Pratico Yoga e meditação, faço caminhadas, tento ter uma alimentação saudável, tenho muito contacto com a natureza, mas o facto é que estava a sentir-me de novo "a mil" e com necessidade de parar para me reequilibrar. A minha intuição dizia-me que este programa me podia ajudar.

A palavra Regenerar é composta por RE que em latim significa "de novo" e Generare que significa "gerar", "criar uma vida".

Sim, criar uma nova vida, as vezes que forem precisas, é o meu lema.

E, assim, porque não sou de procrastinar, comecei de imediato enviando o email de inscrição nesse mesmo dia.

Todos os dias, durante 15 dias, recebi um email, às 8 da manhã, com uma proposta de regeneração pessoal.

O que é isso de proposta de regeneração pessoal? Não, não é mais uma dieta especial daquelas que abundam em tempo de verão, nem um programa de treino físico que te promete um milagres em pouco tempo.

São propostas de alteração de hábitos nas mais variadas vertentes da nossa vida: alteração de hábitos alimentares, alteração de hábitos de consumo, introdução de movimento corporal baseado no Chi-Kung, sensibilização ambiental, tempo de reflexão interior...

São propostas simples mas que poderão ser mais ou menos difíceis de implementar consoante os nossos hábitos atuais, consoante o nosso ponto de partida.

São propostas que vamos integrando e que no seu todo fazem um sentido e trabalham um propósito maior.

Entre muitas outras coisas descobres, ou relembras, que como ser humano necessitas de muito pouco.

Entre muitas outras coisas descobres, ou relembras, que a formula para o teu bem-estar é que menos é mais, muito mais.

Entre muitas coisa descobres, ou relembras, que o que é verdadeiramente essencial está ao teu alcance.

Este programa foi uma viagem que me ajudou a autocentrar-me, a "voltar aos básicos", a sentir-me mais conectada comigo, com os outros e com o mundo.

Foi uma viagem que não terminou aqui porque este é um caminho contínuo.

Fica aqui a dica e para quem achar que é o seu momento e quiser experimentar espreitem aqui.

www.regenerar.pt

Hélia Jorge