Preparação para a reforma, muito mais do que apenas os aspetos financeiros
Dizem, e a minha experiência confirma, que deve investir tempo na preparação de aspetos, que não os financeiros, quando pensa na sua reforma. Com o tempo vai concluir que esses outros aspetos vão revelar-se bem mais importantes do que o dinheiro.
E de que falamos? Aqui vão alguns dos comportamentos que não pode deixar de ter em consideração.
Atitude - Se vai encarar a reforma com uma atitude positiva, as probabilidades de entrar numa viagem bem agradável serão muito maiores. Bom, mas o inverso também é verdade. Agora não esqueça que a atitude depende e pode ser influenciada, em grande parte, por si.
Curiosidade - E agora que tem mais tempo livre para si, use-o bem, explorando e experimentando o que realmente lhe interessa. Olhe para as coisas com uma nova perspetiva e divirta-se a experimentar o que nunca fez antes. No outro dia, um amigo de 65 anos, partilhou comigo que tinha iniciado, pela primeira vez na sua vida, aulas de surf. Inesperado? Sim. Estava feliz? Também! Paixão e propósito são as chaves para uma reforma bem-sucedida.
Generosidade - Se a sua preocupação, enquanto trabalhava, era criar "um pé- de-meia" que lhe desse alguma tranquilidade, agora chegou a altura de pensar que mesmo que o "dinheiro seja curto" pode ser generoso com o seu tempo. A maior parte das pessoas sente uma inigualável sensação de plenitude quando dá, quando encontra formas de ajudar os outros.
Mantenha o seu cérebro ativo - Não se esqueça que manter o seu cérebro bem alimentado é fundamental para os anos que aí vêm. Vai perder o estímulo que sentia diariamente enquanto trabalhava, portanto vai ter de substituir por estímulos diferentes. Ler, frequentar um curso on-line, assinar ou seguir algo que verdadeiramente lhe interesse de forma a ter notícias/emails na sua caixa do correio, que o desafiem.
Rede Social - A vida é mais divertida quando estamos com outras pessoas. Está na altura de construir novas amizades e faça mesmo por manter a sua atual rede social e familiar. Dá trabalho, mas compensa. Muitas vezes vai sentir que vai "ter de puxar o barco" e "sou sempre eu a telefonar" pois..., mas o benefício também é seu. Avance!
Saúde em forma - Bem, a verdade é que "saúde em forma" já devia fazer parte do vocabulário. Mas, se não é o caso, nunca é tarde para começar. Comece a tratar do seu físico agora se não quer arrepender-se mais cedo do que espera. Pode começar apenas com uma caminhada, três a cinco vezes por semana. Mas vá evoluindo e considere mesmo inscrever-se num ginásio; se não quer ir tão longe, assegure-se que faz atividade física diariamente. Estar sentado no sofá não conta.
Espiritualidade - Agora que o trabalho deixou de o pressionar dia a dia, dizem os especialistas que está na altura de ser um pouco mais introspetivo. O que é que é realmente importante para mim? Seja honesto consigo mesmo. Encontre a paixão que o preenche e siga em frente!
Teresa Marques