Picos da Europa - A descoberta das altas montanhas com o meu filho

08-08-2024

No verão sentimos normalmente o apelo da praia e do mar, onde podemos relaxar e refrescar-nos, mas os amantes das caminhadas também aproveitam estes meses de bom tempo para partir rumo às montanhas.

Este ano, de forma algo improvisada, organizei um programa de uma semana nos Picos da Europa, com uma breve passagem pelo Parque Natural Las Ubinas.

Tive como única companhia o meu filho mais novo, que há poucos meses completou 13 anos.

Apesar da idade, ele está habituado a caminhar desde muito pequeno e por isso achei que face ao seu crescimento, tanto do ponto de vista físico como relativamente à sua maturidade, estava preparado para um desafio mais a sério nas belas montanhas do espetacular Parque Nacional dos Picos da Europa nas Astúrias.

Dos seis dias de caminhada previstos fizemos apenas 5, dadas as más condições meteorológicas do último dia, no entanto o dia não foi perdido, bem pelo contrário.

Por questões de segurança não havia condições para ir caminhar acima dos 2.000m como estava planeado, mas dava perfeitamente para passear e fomos até à vizinha Cantábria para visitar o Museu da Caverna de Altamira com as suas fantásticas pinturas rupestres e a histórica vila medieval de Santillana del Mar. Acabámos o dia a divertirmo-nos num enorme labirinto que nos "obrigou" a fazer uma pequena caminhada de cerca de 2km para encontrar a saída.

Durante os cinco dias anteriores, a rotina foi sempre a mesma, acordar cedo para caminhar fora das horas de maior calor e relaxar à tarde nas pitorescas aldeias e lugares onde pernoitávamos.

Tivemos caminhadas mais exigentes, uma com cerca de 24km e outra com desnível de quase 1.000m mas também fizemos percursos mais suaves e mais curtos, ainda assim no total caminhámos cerca de 75km por entre as majestosas montanhas desta cordilheira, das quais destaco o emblemático Naranjo de Bulnes.

Para além da beleza natural desta região e dos desafios superados em cada caminhada, o que de melhor retiro desta semana foi sem dúvida ver os inúmeros momentos de satisfação e espanto do meu filho, à medida que ia descobrindo os encantos dos grandes espaços e das altas montanhas, e principalmente saber que ganhei um companheiro para futuras aventuras.

Rodrigo Nascimento, agosto 2024