Perder amigos com o tempo
É incontornável pensar na morte. Na nossa, porque os anos vão passando neste percurso de vida e na dos outros, com que nos confrontamos nas ocorrências do dia a dia.
Ontem, pelas 22.10h fui informado pelo seu irmão, de que mais uma amiga minha tinha falecido. Estava aparentemente bem, mas finou-se, e é já o segundo óbito ocorrido entre os amigos da minha geração esta semana.
Logo no mês em que pagam o subsídio de férias e com tantos projectos em mente, lá vem a morte bater-nos à porta. Quando menos se espera, sem aviso prévio, ela aí está!
Quer se queira, quer não, a constatação desta realidade leva-nos a pensar sobretudo na vida. Como a temos vivido e como gostaríamos de continuar a usufruir dela por mais uns tempos.
Quando reflectimos um pouco sobre o tema, reprogramamos a nossa actividade física, tentamos emendar a mão de alguns excessos alimentares, revisitamos as condições dos seguros de vida e de doença, comentamos o tema com parentes e amigos e fazemos promessas a nós próprios e a terceiros que apenas ocasionalmente cumprimos. É assim!
Tenho tentado concretizar nos últimos tempos, alguns daqueles projectos que constam da minha lista de "to-dos" e que gostava de realizar antes de partir. Algo semelhante à Bucket List de Jack Nicholson e Morgan Freeman *, mas com um orçamento bem mais apertadinho.
Conheço uma parte importante do Mundo e de algumas das suas civilizações, que visitei, conheci, com as quais trabalhei e partilhei saberes durante a minha vida profissional, mas as coisas mudam muito depressa e agora, procuro fazê-lo com familiares ou amigos.
Com eles ajudamos a integrar socialmente pessoas necessitadas, desenvolvemos actividades de campo como passeios, jogos e caminhadas, assistimos a espectáculos, partilhamos livros e músicas, aprendemos uns com os outros a desenvolver competências para as quais nem sonhávamos ter jeito e experimentamos novas emoções.
Segundo Séneca, "só se apavoram com a morte aqueles que perderam muito tempo em vida".
Perca tempo com os amigos, para não perder amigos com o tempo.
E, sobretudo, ... perca tempo consigo!
Lagos, 2 de Julho de 2022
José Aleixo Dias
(*) - The Bucket List - a Rob Reiner film, Warner Brothers, 2007
Fotografia de Jorge Gonçalves Silva