Passeio Fotográfico em Alcântara
● Responsável: Jorge Gonçalves Silva / Cecília Azevedo
● Animador: Jorge Gonçalves Silva / Cecília Azevedo
● Local realização: Lisboa-Alcântara
● Data realização: 05 de Abril 2024
● Duração: 3 horas – início às 9:30. Ponto de encontro no Largo do Calvário (junto ao chafariz)
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 4 – Máximo 12 participantes
● Preço por participante: gratuito
● Objetivo geral: Descobrir o bairro de Alcântara, não só fotograficamente, mas também algumas curiosidades históricas.
● Objectivo específico: Dar a conhecer, visualmente e culturalmente, o bairro de Alcântara.
● Descrição da Atividade: Alcântara, cujo nome deriva do árabe al-qantara, significa "ponte". Assim se chamava a ponte que atravessava a ribeira nessa área, que acabou por se chamar ribeira de Alcântara.
É um bairro em que se conhecem vestígios da habitação humana desde os tempos da pré-história, contudo é nos desenvolvimentos acontecidos nos séculos XIX e XX que iremos ver algumas referências, nomeadamente, quando se tornou um bairro industrial, com a implementação de bairros sociais associados às grandes indústrias que aí se desenvolveram.
Também teremos hipótese de ver evidencias ao tempo em que o bairro foi famoso por ser contestatário à ditadura salazarista, albergando grupos revolucionários, reprimidos pelo Regime.
Mais recentemente a construção da Ponte 25 da Abril veio criar algumas alterações arquitetónicas interessantes para fotografar.
● Percurso: O percurso segue em parte os locais mencionados no livro "Ernesto", escrito pela nossa guia, também membro da Transições, Cecília Azevedo, que relata a vida de um "bon-vivant" de Alcântara. A Cecília também nos irá contar algumas curiosidades históricas do bairro.
O ponto de encontro é no Largo do Calvário, junto ao Chafariz. Iremos percorrer as ruas que nos levam às escadinhas e à Capela de Santo Amaro, seguindo depois para a zona do bairro social, ainda num estado bem conservado. Por fim, acabaremos por ir descobrir "restos" das antigas instalações industriais que ainda restam.
● Equipamento Fotográfico: Qualquer equipamento fotográfico serve para fazer boas fotografias.
● Requisitos:
– Trazer
sapatos confortáveis é essencial
– Trazer
sempre baterias adicionais
– Trazer sempre cartões de memória adicionais
– Não sobrecarregar o saco de material - Viajar leve.
● Observações:
O passeio fotográfico tem características diferentes das caminhadas porque, para o registo das fotos, há necessidade de fazer paragens frequentes, para escolher os melhores enquadramentos, o que não permite um ritmo constante de andamento.
No final do passeio, para quem quiser, estamos a preparar um almoço num Restaurante em Alcântara que era "frequentado" pelo Ernesto, a personagem principal do livro da Cecília.