Passadiços da Expo/Loures
● Responsável: Leonor Rocha
● Prestador/Animador: Go Trekking Portugal
● Local realização: Expo / Loures
● Data realização: 11 de Maio de 2024
● Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: No fim da Rua Vitorino Magalhães Godinho no extremo norte da Expo, Lisboa. Coordenadas GPS: 38°47'41.4"N 9°05'40.4"W
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 6 participantes
● Preço por
participante: 10€ - preço
pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada
● Objectivo geral: Conhecer as novas infraestruturas que vieram enriquecer e revitalizar a frente ribeirinha do concelho de Loures e que ficaram agora ligadas por um passadiço e uma ponte ciclo-pedonal à zona norte da Expo. Poderemos ainda desfrutar da tranquilidade do espaço e admirar a margem norte do Tejo e as aves que aí poisam na maré vazia para se alimentarem.
● Objectivo específico: Caminhada de cerca de 12 Km com grau de dificuldade fácil – o desnível é praticamente inexistente (existe a opção de fazer uma distância inferior).
● Descrição da Atividade: Começamos o nosso percurso no extremo norte da Expo, mesmo ao lado do Parque Tejo/Trancão ainda em Lisboa, onde em Agosto 2023, se realizaram as Jornadas Mundiais da Juventude.
Assim que começarmos a caminhar cruzaremos o Rio Trancão, um afluente do Tejo que hoje se apresenta praticamente sem poluição se compararmos com o que acontecia há umas décadas. A bela ponte ciclo-pedonal quase toda em madeira leva-nos de imediato aos passadiços do Percurso Ribeirinho de Loures.
Esta estrutura também ela toda em madeira, foi concebida para levar as populações dos concelhos de Loures e Lisboa a terem momentos de lazer e prática desportiva na margem norte do Rio Tejo. Para além dos passadiços em si esta obra foi ainda mais valorizada com os diversos Túneis de Sombra e Postos de Observação que permitem a contemplação da paisagem envolvente e a observação da ocasional presença de aves aquáticas, nomeadamente grupos de flamingos. Por causa dos materiais de construção e do estilo arquitetónico esta obra proporcionará a captação de belas fotografias.
Este é um percurso que é linear e terá de ser feito nos dois sentidos, no entanto apesar de percorrermos os mesmos passadiços no regresso as vistas são naturalmente diferentes, sempre com a ponte Vasco da Gama um pouco mais ao longe. Esta situação tem também a vantagem de permitir que os participantes que queiram, possam fazer uma distância inferior, ficando a relaxar e a desfrutar num dos postos de observação existentes, ou num dos túneis de sombra.
No final do percurso e já depois de cruzarmos o Trancão outra vez, teremos ao fundo a cobertura que foi utilizada nas já referidas JMJ.
● Requisitos:
– Trazer
calçado confortável para caminhar
– Roupa
adequada à atividade.
– Água (1L)
– Boné ou
chapéu
– Roupa e
calçado apropriado às condições atmosféricas
– Câmara
fotografia e teleobjetiva (opcional)
– Binóculos
(opcional)
● Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguro de Acidentes Pessoais; seguro de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições
● Dados necessários para o seguro: Primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telefone - a enviar para leonor58rocha@gmail.com quando fizer a sua inscrição. Esta só será válida com os dados do seguro.
● Prestador/ Animador
A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
Temos por Missão Contribuir
para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades
em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando
a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e
preservação da Natureza.