O que veem os teus olhos
O que veem os teus olhos seguido de uma foto exótica ou estranha, com formas e cores diversas... é um dos exercícios que a Maria Irene coloca na lista para uma sessão do Desafio da Escrita.
Este simples exercício obriga-nos a ter um olhar atento e simultaneamente espevita a nossa imaginação, de seguida escrevemos essa nossa observação e aí, com mais ou menos prosa ou mesmo em verso lá estamos nós a registar o que vimos.
Por último, em grupo, vamos ouvir de que forma é que cada um descreve a referida foto e aqui o colorido das várias descrições mostra bem que a criatividade e a diversidade enriquecem a partilha de ideias e reforçam os relacionamentos.
A descrição deste simples exercício é um bom exemplo da importância de um projeto como o da Transições!
A capacidade de nos mantermos ativos, interessantes e interessados depende mesmo muito de nos desafiarmos e se o fizermos em grupo dá-nos um sentido de bem-estar maravilhoso.
A ideia da Transições é de facto essa, não sermos passivos e limitarmo-nos a consumir o que outros fazem, é necessário sermos nós mesmo parte do que vai acontecendo e ajudar a criar este ambiente de desafio, alegria e companheirismo que nos ajudará a ter uma vida plena independentemente da idade.
Por isso sugiro a cada membro deste grupo que participe mais nas atividades, que ajude a criar novas áreas de interesse e partilhe artigos e experiências.
A Transições somos todos nós e será a soma do que formos capazes de dar e partilhar.
Ana Paula Melo