O que pensas disto?
Aqui deixo meio metro de disparates. O que é poderei escrever que seja simpático de ler, seja inovador, transmita alguma ideia e seja influenciador.
Influenciador? Sim, influenciador.
Será que qualquer ato escrito tem a intenção de influenciar terceiros? Diria que sim, salvo se o que escrevermos se limite a ser um descritivo de qualquer coisa, mas mesmo nessa descrição, o narrador influência.
Se por exemplo descrevo uma visita que fiz a determinado local, ao dar maior ênfase a um ou outro aspeto daquela visita, estarei a puxar, como se diz em bom português, a brasa à minha sardinha.
Isto é, quem narra qualquer coisa está a tentar influenciar alguém. Será verdade isto? É um tema para uma boa e assertiva discussão
Eu digo que sim. Quando escrevemos estamos a influenciar. E por isso a minha recomendação é cuidado com aquilo que concluis depois de uma boa leitura. Quando estamos a ver imagens, por exemplo na TV, temos tendência à preguiça e não pensamos em nada. Apenas vemos o que nos mostram. Agora quando lemos qualquer coisa, aí sim pensamos, e a imaginação entra em ação.
Portanto leiam e cuidem-se.
José Jardim