Música para a sua saúde!
Ouvir a sua música favorita traz-lhe memórias positivas, melhora o seu humor, e cria um ambiente relaxado. Mas a música também pode ser um grande apoio para a sua saúde .
Esta a conclusão de um estudo efetuado pela terapeuta da música - Marisabelle Diaz-Falcon. Os cientistas descobriram que ouvir música pode estimular várias regiões do cérebro que modificam a sua forma de agir e pensar.
Oiça música quando faz exercício físico. Não só torna o exercício mais agradável como também mais intenso, uma vez que levado pelo entusiasmo, o esforço acaba por ser sentido como menor.
Oiça música quando se sente stressado. A música produz um efeito de calma uma vez que estimula a parte do cérebro que controla o prazer, aumentando a produção de químicos como a dopamina, que o faz sentir bem, endorfinas, que aliviam a dor, e a serotonina que melhora o humor.
Oiça musica quando adormece e quando acorda. Sabemos que a música pode servir como ajuda para a indução do sono mas também podemos melhorar o nosso despertar com uma música agradável, de que gostemos, em vez dos toques predefinidos do relógio ou despertador. Assim começa o seu dia na sua melhor forma.
Oiça música para se concentrar. De acordo com Marisabelle Diaz-Falcon, está demonstrado que a música ambiente, tipo sons da natureza, música instrumental calmante como a da guitarra acústica ou piano, acalmam a ansiedade e bloqueiam as distrações que podem intervir com o nosso processo de pensamento. Diz igualmente que este tipo de música ativa áreas no cérebro responsáveis pelo pensamento analítico , criatividade, assim como aumenta a capacidade do cérebro para absorver e reter informação .
Aproveite, desfrute, e viva a música!
Teresa Marques
Texto baseado no artigo da "Harvard Men's Health Watch" - Fevereiro 2021
Marisabelle Diaz-Falcon
é terapeuta de música no Massachusetts
General Hospital - afiliado de Harvard.
Prickly Pear música recomendada por Rita Pinto