Museu Nacional Ferroviário, um "fenómeno" feliz
O Museu Nacional Ferroviário está situado no Entrocamento, perto da estação da CP, em instalações industriais reabilitadas. Bem organizado, espaçoso e iluminado, tem várias salas com miniaturas de comboios, fielmente reproduzidos, ferramentas e instrumentos necessários para a manutenção das vias e do material circulante, e também o equipamento das estações, do gabinete do chefe da estação, e do gabinete médico central e primeiros socorros. Tudo muito bem conservado e/ou restaurado e com a informação adequada.
Além das salas, algumas no andar de cima (tem elevador), há os hangares com as locomotivas e as carruagens, pelo que é um bom exercício físico, requerendo tempo. Algumas das carruagens e máquinas estão visitáveis.
Proporciona uma boa perspetiva da história dos "caminhos de ferro" em Portugal, mostrando o comboio real, batizado D. Luiz, o comboio presidencial utilizado entre 1910 e 1970 (foi reabilitado, e no Verão faz românticas viagens de luxo ladeando o rio Douro, entre a estação de S. Bento, no Porto, e o Pinhão, pelo que há um período em que não está exposto), e todo o restante material circulante que nos leva a outras épocas e fazeres.
Pelo volume e dimensões é uma visita monumental, e finaliza-se ludicamente com uma viagem "cavalgando" um minicomboio (quando está chuvoso não pode circular), réplica do comboio presidencial. Uma viagem entusiasmante por um preço absolutamente simbólico (1€), com direito a maquinista pica-bilhetes.
Se gostar de piqueniques ou quiser fazer um lanche por conta própria, a carruagem restaurante-bar foi adaptada para este efeito. É um museu que proporciona uma visita dinâmica, com interior e exterior, e espaços abertos. Também para as crianças é instrutivo e deliram com o passeio no minicomboio. Excelente para visitas em grupo e intergeracional.
A não perder, goste muito, assim-assim ou pouco, de comboios. E se não quiser conduzir, nada mais fácil: o comboio leva-o até ao Entrocamento em uma hora, partindo de Lisboa, e com um horário amplo. Por exemplo, saída a meio da manhã, almoço no Entrocamento, visita ao museu, e regresso a meio da tarde. Um dia diferente. Ao seu ritmo e sem stresse.
Informações úteis:
Museu Nacional Ferroviário
Rua Engº Ferreira de Mesquita - Entrocamento; GPS 39.464288, -8.474394
Telefone: 249130382 ; museu@fmnf.pt
Horário: terça-feira a domingo, das 10h/18h (última entrada às 17h)
Encerrado à segunda-feira, dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro
Texto de Alexandra Carvalho
Fotografias
de C. Filipe