Miradouros de Lisboa II - De Santa Catarina à Penha de França
● Responsável Transições: Leonor Rocha
● Prestador/ Animador: Rodrigo Nacimento / Go Trekking Portugal
A Go Trekking Portugal é um projeto de Animação Turística que surge como evolução de um processo natural, resultante da experiência e paixão dos seus sócios fundadores pela natureza, pelas caminhadas e pelo Trekking.
Estamos vocacionados para planear, organizar e desenvolver um conjunto de atividades de contacto próximo com a natureza, de diferentes níveis de dificuldade, que proporcionem aos participantes momentos únicos de descoberta, de exploração e de convívio e que simultaneamente lhes permitam enriquecer os seus conhecimentos sobre a Biodiversidade, História, Património e Cultura de cada região.
Temos por Missão Contribuir para que a comunidade em geral, desenvolva ainda mais o gosto pelas atividades em meio natural, adotando estilos de vida cada vez mais saudáveis e aumentando a consciência para a necessidade da adoção de comportamentos de proteção e preservação da Natureza.
● Local realização: Lisboa
● Data realização: 28 de Junho de 2025
● Duração: 4 horas – início às 10:00 no ponto de encontro: No centro da Praça do Martim Moniz, por cima do Parque de estacionamento subterrâneo. Coordenadas GPS: 38°42'57.8"N 9°08'10.7"W
● Número mínimo e máximo de participantes: Mínimo 6 e máximo de 20 participantes
● Preço por
participante: 10€ - preço
pago diretamente à Go Trekking no início da caminhada
● Objectivo geral: Percorrer
as ruas estreitas dos típicos Bairros Lisboetas passando por muitos miradouros
e jardins da Capital.
● Objectivo específico: Caminhada
de 9 Km com grau de facilidade 2 - moderado – e com um desnível de cerca de 250
metros.
● Descrição da Atividade: Este percurso urbano, inicia-se, tal como o percurso anterior (Miradouros de Lisboa I - de Alfama à Graça), no centro da praça do Martim
Moniz, mas desta vez iremos seguir na direção do Carmo.
Durante este percurso iremos ter a oportunidade de apreciar as fantásticas vistas que 7 miradouros da capital, que se debruçam sobre o Rio Tejo e o centro da cidade, nos irão proporcionar.
Depois da Baixa, do Carmo e do Chiado, passaremos pelo miradouro de Santa Catarina de onde avistaremos a Ponte 25 de Abril. De seguida cruzaremos o Bairro Alto, o Jardim do Torel, o Campo Mártires da Pátria e alcançaremos a Penha de França. Aqui estaremos no ponto mais alto do nosso percurso e a paisagem, que tem como pano de fundo Monsanto e a Serra de Sintra, estende-se desde o centro de Lisboa até à Ponte Vasco da Gama.
Na aproximação ao ponto onde iniciámos a caminhada, passaremos ainda por mais alguns miradouros, e pelos bairros da Graça e do Castelo.
Para além de diversos jardins e miradouros este percurso tem a curiosidade de acompanharmos uma parte dos carris dos típicos elevadores da Gloria e do Lavra.
Para quem gosta de fotografia este é um percurso onde vale a pena ter sempre à mão uma boa máquina fotográfica.
● Requisitos:
– Trazer
calçado confortável mas apropriado para caminhar, com solas com boa aderência.
(A calçada portuguesa é muito bonita mas pode ser traiçoeira)
– Água (1L)
e alguma alimentação
– Boné ou
chapéu
– Roupa
adequada às condições atmosféricas
● Observações: O valor inclui: guia no terreno; seguro de acidentes pessoais; seguro de Responsabilidade Civil. O valor não inclui transporte até ao ponto de encontro e refeições.
● Dados necessários para o seguro: Quando da primeira inscrição de membros ou de convidados de membros deverá sempre indicar o primeiro e último Nome; Data de Nascimento; E-mail; Número de Telemóvel - no formulário de inscrição ou, em alternativa, enviar esses dados para leonor58rocha@gmail.com. A inscrição só será válida com os dados do seguro.