Maria Emília Lourenço
Como se parabeniza o grupo de pessoas que faz a "Transições"?
Porque a "Transições" não é uma instituição formal, mas uma equipa de personalidades que fazem deste grupo uma identidade com características próprias, inigualáveis no entusiasmo e dinâmica, da que, me parece, coesa, equipa de dinamizadores.
Vivendo no interior do país, cheguei como convidada e observadora para uma atividade online. Em bom momento decidi pôr-me à prova e participar com pequenos textos no "Desafia da Escrita", respondendo às desafiantes questões propostas pela Maria Irene.
O acolhimento, os incentivos tornaram os meus "não sou capaz" ou "não vou ser capaz" em momentos de auto-satisfação de que afinal, umas vezes melhor, outras não tão bem, consigo pôr por palavras, sentires, reflexões, conhecimentos, aceites sem critica.
Participar no grupo dos Desafios é desfrutar de momentos de puro prazer provocados pela escrita extraordinária deste grupo maravilhoso.
Não foi pacifica a minha transição de uma vida ativa, de que gostava muito, para uma, mais ou menos, inatividade profissional.
Colocou-me perante o desafio de procurar atividades estimulantes que em retorno me trouxessem um gosto saboroso.
Como disse atrás, só posso participar em atividades online e nestas, reencontrei-me com a leitura, o que me obrigou a retomar um prazer adormecido. Participar no grupo de "Encontros de Leitura" é ouvir de outros, pelo tom de voz ou pelo brilho nos olhos o quanto as estórias, as personagens, a forma da narrativa os encanta.
Quando na vida ativa um dos sentimentos é o de sermos uteis para os outros, o contribuir para um bem coletivo. A "Transições" trouxe de algum modo isso de volta: sentir que podemos contribuir para um bem comum, quando as nossas participações são acolhidas e transformadas em coletivo.
Mais uma vez, felicito a "Transições" pelo trabalho desenvolvido, que tanto me tem suavizado e contribuído para apaziguar as emoções contraditórias, que me têm assaltado, nesta minha passagem já prolongada, mas dificilmente aceite da reforma.
Obrigada pelo incentivo, a alegria, a aceitação, a disponibilidade deste maravilhoso grupo!
Bem Hajam!
(E por favor continuem com atividades online para que eu possa sentir-me como mais uma do grupo)
Maria Emília Lourenço
14 de Abril de 2024