Jorge Gonçalves Silva
Todos nós, ao longo da vida, vamos passando por diversas etapas que nos obrigam a passar por transições.
Quando vamos pela primeira vez à escola, quando saímos da casa dos pais, quando casamos, quando entramos na vida profissional ou, ainda, quando, finda a nossa atividade profissional, passamos para uma fase de vida que, muitas vezes, para alguns, é talvez a transição mais desconhecida e mais radical, com todos os prós e contras dessa transição.
É para este salto no desconhecido, a saída da vida profissional ativa, tantas vezes desejada mas, também, muitas vezes, mal preparada, que o projeto Transições pode ser a "mão amiga" que nos ajuda a enfrentar a insegurança e o receio do desconhecido.
Felizmente, eu que já dei o salto, não sofri dessa incerteza ou receio do desconhecido porque me fui preparando com um conjunto de atividades extra profissionais a que depois dei seguimento, quando tive mais tempo.
Mas isso não quer dizer que a Transições tenha sido inútil para mim, antes pelo contrário, pois foi ao envolver-me nas atividades da Transições, tanto no capítulo da realização de atividades, como na participação de atividades realizadas por outros que aprofundei um sentimento que muito me satisfez, o sentimento de PARTILHA.
A partilha de ideias, conhecimentos, opiniões, em ambos os sentidos, é talvez um dos maiores bens que a Transições trouxe a todos os seus membros.
Aproveitemos e usufruamos dessa partilha o mais possível, e todos sairemos a GANHAR !
Parabéns à Transições !!
Jorge Gonçalves Silva
19 de Março de 2024