Japão

22-08-2023

Abril 2023 - Japão

Kon'nichiwa (Olá, Bom dia)! "Lost in translation" pelo Japão.

Em Abril deste ano rumei ao Japão, um sonho já antigo apesar de nem saber bem ao que ía. Em abril ainda se apanha a época da Sakura (cerejeiras em flôr), o tempo estava óptimo para viajar e caminhar, pelo que aconselho esta altura do ano. Foram 2 semanas incríveis, entre Tokyo (+ Nikko), Takayama, Kanawaza, Kyoto (+ Nara) e Osaka.
Há mesmo MUITO para ver! Dava para estar as 2 semanas só em Tokyo, tudo depende do objectivo. O nosso era conhecer um pouco de tudo, sabendo que é para voltar. A experiência é realmente do outro mundo.
Ao chegar a sensação é mesmo de "Lost in translation". Os japoneses mal falam inglês e está tudo escrito em japonês, por isso, a primeira coisa a fazer é, ainda no aeroporto, adquirir internet ilimitada para os dias de estadia. Garantir que têm adaptador, power bank, a aplicação do google maps, google translator, revolut, algum dinheiro para as compras de rua e os dias mais ou menos estudados, mas com flexibilidade para mudar porque é mesmo muita coisa…Uffff, e sim, a viagem requer alguma preparação, para quem como eu que gosta de viajar sem tours e "on the fly". Tudo isto me faz perguntar como seria viajar para o Japão antes da internet?
Surpresa das surpresas, não foi tão caro quanto o esperado. Come-se bem e barato, a comida de rua é maravilhosa, experiências únicas e a não perder, os templos são quase de graça, os hotéis marcados fora do centro e com antecedência também se fazem bem – sugiro marcarem no bookings e vão vendo, porque às vezes o preço baixa e é só remarcar, já que só se paga mais em cima da viagem.
Os japoneses são muito simpáticos e asseados, mas confesso que mexeu comigo a sua forma de estar demasiado controlada, sem transmissão de emoções. No metro vão todos agarrados ao telemóvel, novos e velhos, ninguém fala, ninguém lê um livro, as crianças não reagem às nossas brincadeiras … dá que pensar.
Entre grandes cidades, cheias de pessoas e mais pessoas, muitos vestidos a preceito com quimonos ou yukatas, outros de colegiais e Anime, a templos do período Edo, templos budistas, jardins lindos, banhos Onsen, mercados únicos, com comida que nunca vimos … e os Wc's!! Sim, os Wc's, super limpos até no metro, e todos com os botões com sons e de esguichos para ficar tudo lavadinho e sim, tudo em japonês, por isso é experimentar todos.
Toda a experiência é unica, aconselho!
Ficou muito por ver… é para voltar, sem dúvida!

Arigatou gozalmasu!

Filipa Caldeira