Invista todo o tempo que puder no planeamento da sua reforma

14-04-2021

Um investimento é um compromisso de um recurso que dará origem a um retorno no futuro.

Estudos dizem que há uma correlação direta entre o tempo que as pessoas investem a planear a sua reforma e o sucesso da sua vida futura como reformados.

Os que menos investem têm uma maior probabilidade de sofrer algumas das consequências conhecidas, nomeadamente, perda de identidade, tédio, sentir-se perdido. Os que investem mais tempo no planeamento têm uma transição mais fácil e um nível de satisfação futuro mais elevado.

Também sabemos que as transições mais difíceis são sofridas pelos "workaholics" - os viciados no trabalho - que vão trabalhar até ao seu último dia. E o problema torna-se bem mais complexo quando o dito "último dia" foi forçado pela empresa e não uma decisão pensada e ponderada pelo próprio. Infelizmente, mesmo que não se fale nisso, e embalemos o assunto com uma belo laço vermelho, acontece muito mais frequentemente do que possamos imaginar.

O objetivo de se planear a reforma é o de determinar que tipo de vida queremos para nós mesmos quando nos reformarmos e quais os passos que temos que dar para que o momento da transição seja o mais suave e esperado.

Não esqueça que o passo mais importante é mesmo determinar que tipo de vida pretende para os anos da sua reforma.

Não perca tempo. Não queira ser apanhado na curva. Está na altura de pensar nisso!

Teresa Marques