Gonçalo Costa Andrade

11-06-2024

Foto

Salada da Drª Ascensão

Há pratos que fazemos e que nos satisfazem de formas distintas, uns porque nos trazem sabores e cheiros antigos, outros que nos transportam para momentos e pessoas especiais. E é um pouco a história deste prato de Verão que, sem ser complicado de fazer, combina sabores únicos e traz-me à memória as peregrinações de Azeitão, a pé, a Fátima, onde a Drª Ascensão, médica em Azeitão, nos presenteava com este prato, tipicamente no último dia da peregrinação, já as nossas pernas tinham perto de 120 km de caminho. A sua frescura era um bálsamo também para as minhas papilas e (mais) um sinal que tinha chegado ao meu destino. O nome ficou para mim como Salada da Drª Ascensão porque os créditos são, na íntegra, para quem nos presenteava com tamanho carinho.

Sobre a fotografia com a decoração:

Desta vez não segui a decoração tradicional que está na receita abaixo, e como não tenho grande jeito para a pintura, e tendo sido desafiado pela Hélia a "pintar" de outra forma, decidi aproveitar os ingredientes que tinha à mão e decorar este prato, fazendo jus ao que ele me transmite, a natureza do campo que percorria a pé até Fátima. Para isso aproveitei inclusivé algumas partes menos nobres de alguns ingredientes utilizados, como os caules dos coentros, as barbatanas posteriores dos camarões ou algumas ventosas do polvo. Juntei umas folhas de manjericão e foi o que saiu, por cima de uma paleta de arroz branco. O resultado dignificou, na minha opinião, o sabor fantástico e único deste prato.

Ingredientes:
Polvo 0,8Kg
Camarão cozido 1,0Kg
Arroz 0,5kg / aprox 3 chavenas
Ovos - 6
Alface (pode ser frisada)
Maionese - frasco pequeno
Whisky
Limão
Alguns camarões, fatias de ovo cozido, coentros, pimento vermelho e azeitonas pretas descaroçadas, para decoração.

Preparação:
Cozer o polvo em água e sal, até que esteja tenro. Descascar e retirar as cabeças aos camarões e cortar aos pedações. Juntar o polvo também cortado aos pedaços. Envolver os pedaços de camarão e polvo na maionese e juntar um pouco de whisky para temperar. Colocar no fresco.
Cozer os ovos e cortar às fatias. Cozer o arroz em bastante água para que fique soltinho e escorrer quando estiver cozido. Juntar o sumo de 1/2 limão ao arroz e envolver. Cortar a alface em juliana.

Empratamento:
Numa travessa alta, colocar em camadas que cobrem a totalidade do tabuleiro por esta ordem:
1. a alface cortada
2. a maionese com camarão e polvo
3. o ovo cozido fatiado
4. o arroz
O prato original era decorado com alguns camarões, fatias de ovo cozido, pedaços de coentros, fatias de pimentos e azeitonas.
O prato fica ainda melhor colocando-o no frigorífico, durante 30 minutos, antes de servir, e acompanhado por um vinho branco bem fresco.

Gonçalo Costa Andrade