Fomos feitos para servir
"If you feel helpless help somebody". Se te sentes desesperado ajuda alguém
(Aung San Suu Kyi)
É mais uma daquelas frases que te marcam.
É uma frase que tem um sentido imediato. Ao ocupares-te dos outros estás menos centrado em ti próprio e nos teus problemas. Ao tomares contacto com os problemas dos outros relativizas os teus.
Mas tem também um outro sentido que é o do nosso papel aqui.
Ontem chegou às minhas mãos um vídeo que a Georgina Mendes, membro fundador da Transições, nos passou e que fala sobre a oxitocina e o efeito que tem em nós.
Ocitocina, ou oxitocina, é uma hormona produzida pelo hipotálamo e libertada a partir da neuro-hipófise na corrente sanguínea. São encontrados recetores de oxitocina em células de todo o corpo.
Esta hormona exerce importantes funções no organismo e nas sensações de prazer e afeto. Por esse motivo, também é conhecida como a "hormona do amor".
Junto com a dopamina, a serotonina e a endorfina, a oxitocina faz parte do grupo chamado de "neurotransmissores da felicidade". Eles possuem a função de aumentar as sensações de bem-estar e diminuir o stress, a ansiedade e melhorar quadros depressivos.
Este vídeo fala-nos do efeito da oxitocina em nós.
Quando praticamos um ato de generosidade desinteressada, sem esperar nada em troca, é libertada oxitocina no nosso corpo.
O curioso é que a pessoa que recebe também tem uma descarga de oxitocina e mais ainda quem assiste a esse ato de generosidade desinteressada também. É uma reação em cadeia.
"Fomos feitos para servir" diz o Pastor Douglas Gonçalves em entrevista a Edu Toledo do Napacast Podcast.
Ao servires curas, ao servires curas-te!
Fiquei a pensar, de novo, quantas vezes na vida as nossas escolhas vão muito mais no sentido do Ter do que do Ser ou do Servir.
Escolhemos um curso, um emprego, as nossas relações, a pensar no que podemos receber e não no que podemos dar. Fazemos estas escolhas sem perceber que é a dar que realmente vivemos.
Veja o vídeo, liberte oxitocina, pense nas suas escolhas e seja feliz!
Hélia Jorge