Conversas com a Minha Neta: A Inteligência Artificial

12-04-2023

- Avó podes comprar-me inteligência artificial?

- HÃ??? Bom … em primeiro lugar para é que queres tu a inteligência artificial?

- Para mim claro! Para juntar à minha!

- Ahh! Entendi. E porque achas que precisas?

- Avó tive um suficiente mais na escola e não ficarem felizes comigo. Dizem que eu consigo fazer melhor, mas a verdade é que não consegui e também não me apetece decorar aquelas coisas todas… então pensei que se tivesse inteligência artificial perguntava-lhe e… prontos! não preciso de estudar mais.

A avó ficou a pensar …

A verdade é que quando a avó andava na escola não sonhava que um dia ia haver uma coisa chamada computador, uma coisa chamada telemóvel, a internet, o google, um aspirador robot e muito menos o ChatGPT … A avó tem dificuldade em imaginar o que ainda vai acontecer de extraordinário nos anos de vida que lhe restam … será que a minha neta tem razão?

Talvez num futuro muito próximo (ontem?) as escolas tenham de reprogramar os seus conteúdos talvez as competências fundamentais para a minha neta não estejam nos atuais manuais de ensino, mas existam outras que lhe serão bem mais uteis no futuro e que tem de ser apreendidas e desenvolvidas já.

- Então avó? Compras a inteligência?

- Não. Acho que tu ainda não precisas.

Uma coisa é certa tudo está a acontecer a uma velocidade extraordinária e acredito que a minha neta vai ter ao seu dispor todo o conhecimento, assim ela o saiba utilizar!

Vera Norte, 10 de abril de 2023