Comissões Bancárias
Se considera que as despesas em comissões bancárias de manutenção de conta são excessivas consulte o portal do Banco de Portugal e faça simulações no comparador de comissões https://clientebancario.bportugal.pt/pt-pt/aplicacao/comparador-de-comissoes por forma a escolher aquele(s) que poderão ser mais económicos atendendo ao seu perfil de cliente. Permite comparar 3 bancos por simulação.
Importa referir que existem bancos online com um número reduzido de balcões e outros exclusivamente online que não cobram comissões, por exemplo: ActivoBank, Banco Best, Banco BIG, BNI Europa.
Estes bancos, por não cobrarem comissões, podem ser escolhidos, por exemplo, para separar despesas e proveitos de negócios ou outras atividades como arrendamento de casa, podem também ser uma opção, para assegurar a cobertura dos depósitos pelo fundo de garantia até ao montante de 100.000€ por cada titular.
Tenha, no entanto, em atenção ao facto dos depósitos à ordem ou mesmo a prazo oferecerem reduzidas remunerações das taxas de juro podendo existir outras formas de aplicação igualmente seguras e mais vantajosas.
Conta de serviços mínimos bancários.
Caso só tenha uma única conta bancária e pague comissão de manutenção, poderá requerer ao seu banco uma conta de serviços mínimos bancários. Os encargos cobrados anualmente a este tipo de conta, não excedem 1% do valor do indexante dos apoios sociais (equivalente a 4,43 euros em 2022). Ver as instituições de crédito que disponibilizam conta de serviços mínimos bancários em
https://clientebancario.bportugal.pt/instituicoes-que-comercializam
A tabela abaixo resume as operações abrangidas pela conta de serviços mínimos bancários, os canais utilizados e número máximo de operações. Para mais detalhe consultar o site
https://www.bportugal.pt/page/o-que-sao-os-servicos-minimos-bancarios-smb
onde existe informação sobre o que fazer para requerer a conta, as exceções e conflitos e resolução alternativa de litígios.
Paulo Correia