Breve História do Golfe
Na sequência do meu anterior artigo sobre golfe, hoje decidi escrever um pouco sobre as origens do golfe porque, curiosamente, este desporto é um dos mais antigos ainda hoje praticados de forma muito semelhante aos seus primórdios.
As origens do golfe não são perfeitamente conhecidas. Estas definem-se consoante os historiadores e têm por base similitudes com outros jogos praticados em várias épocas. A mais antiga origem remonta ao Império Romano em que o poeta Marcial falava num jogo denominado "Paganica".
Outros, falam do "Cambuca", jogo praticado em Inglaterra, no século XIV, observando-se imagens deste jogo num dos vitrais da Catedral de Gloucester, onde aparece uma personagem com um taco na mão em atitude de quem vai bater uma bola.
Todos estes jogos tinham em comum com o golfe o serem jogados com um pequeno objeto esférico que era batido com um taco, desenhado de forma especial, para o projetar em linha recta e em determinada direção.
Em 1457 a primeira referência oficial ao jogo acontece quando o Rei Jaime II proíbe o golfe na Escócia porque interferia com a prática de tiro com arco, que era vital no esforço da defesa. Os Escoceses continuaram, no entanto, a jogar em campos à beira-mar porque estes terrenos não possuíam aptidões agrícolas e apresentavam vegetação rastejante onde, com facilidade, se faziam buracos, e se introduziam as bolas batidas por tacos de madeira.
O considerar-se o golfe como um jogo escocês, resulta da enorme popularidade que este atingiu entre os habitantes da Escócia. Dois fatores contribuíram para o êxito do jogo, o muito tempo livre que as tripulações dos navios dispunham para o praticar - entre os desembarques e embarques das mercadorias - e as condições naturais dos terrenos arenosos do leste da Escócia, os conhecidos links escoceses.
A proibição oficial só foi levantada em 1502, quando da assinatura do tratado de Glasgow, por Jaime IV (Jaime I da Inglaterra).
O objetivo do jogo era conseguir introduzir a bola, em cada cova, com o menor número de pancadas.
Os campos maiores tinham, regra geral, cinco buracos e 500 metros de comprimento.
O campo de golfe mais antigo do mundo está situado na Escócia, St Andrews, inaugurado no início do século 16. The Gentlemen Golfers of Leith, em 1744, foi o primeiro clube de golfe a ser constituído e promovia uma competição anual em que era disputada uma Taça em prata.
O jogo veio a popularizar-se a partir do século XVI embora muito limitado às classes mais ricas. Em 1880 o golfe atravessou fronteiras, vindo a instalar-se primeiro em Inglaterra, passando depois para a América e Canadá e mais tarde para a Índia podendo dizer-se que, em 1860, era já um jogo conhecido em todo o mundo.
Em Portugal a colónia inglesa que vivia no Porto, e se dedicava à produção e comércio do vinho do Porto, introduziu o golfe em Portugal ao criar, em 1890, em Espinho, o Oporto Niblicks Club. Em Lisboa, são os funcionários britânicos das companhias de telefones e dos transportes ferroviários que fundam, em 1922, o Lisbon Sports Club, hoje sediado em Belas.
Os primeiros 60 anos do golfe em Portugal, estão historicamente ligados à vida destes dois clubes e de mais dois outros, fundados em 1934, os golfes de Miramar e Vidago.
Espero que esta breve introdução à história do golfe tenha criado mais curiosidade sobre este 'viciante' desporto que prometo, em futuros artigos, vir a desenvolver para satisfazer o vosso possível desejo de, um dia, virem a experimentar.
Nota: Alguns dos textos acima apresentados são da autoria de Fernando Fragoso, publicados na revista "Inter.Face".
Jorge Gonçalves Silva, 3 Junho 2023