Biodanza - Conhece-te a ti própri@

04-11-2022

Workshop de Biodanza - Conhece-te a ti própri@

Responsável: Hélia Jorge * - abaixo um testemunho de um dos nossos membros - Claudia Girelli - *

Facilitador: Nuno Pinto

Local realização: presencial

Espaço Sentires

Rua do Campo de Futebol, 286, 2785-609 São Domingos de Rana

Data realização: 4 de Novembro de 2022

Duração: 2h das 20:00 as 22:00

Número mínimo e máximo de participantes: 10 a 15

Preço por participante: 10 euros

Descrição da Atividade

O que se pretende com esta proposta é ajudar a integrar o conhecimento que temos de nós próprios e transformar o comportamento usando vivências(danças).

Vamos seguir a orientação de Rolando Toro, na integração das 3 opções consumatórias de vida que são:
O que fazer?
Onde viver?
Com quem viver?
E ampliamos as possibilidades inspirados pelo Código das Mentes Extraordinárias, de Vishen Lakiani:
1) A tua relação amorosa. Quão feliz te sentes com o teu atual estado quer seja solteiro, casado divorciado ou outra coisa qualquer
2) As tuas amizades - Quão forte é a tua rede de apoio. Tens pelo menos 5 pessoas com quem podes contar e com quem adoras estar?
3) As tuas aventuras - Quanto tempo tiras para viajar (não tem que ser ao estrangeiro), para te abrires ao mundo e novas experiências com entusiasmo
4) O teu ambiente - a qualidade da tua casa, trabalho, dos locais por onde te deslocas quando viajas
5) A tua saúde e condição física - Como classificas a tua saúde tendo em conta a tua idade.
6) A tua vida intelectual - Com que rapidez te estás a desenvolver e a aprender? Quantos livros lês, quantos seminários ou cursos assistes, quantos temas investigas, ...?
7) As tuas aptidões - Com que rapidez estás a melhorar as aptidões que fazem de ti único(a)? Estás a desenvolver a tua mestria ou estás estagnado(a)?
8) A tua vida espiritual - Quanto tempo dedicas a práticas espirituais, meditativas ou contemplativas que te mantém o sentimento de conexão, equilíbrio e paz?
9) A tua carreira- - Estás a crescer, a distinguir-te, ou sentes-te preso na rotina? Se tens um negócio está a florescer ou estagnado?
10) A tua vida criativa - Pintas, escreves, tocas um instrumento ou fazes qualquer outra atividade que te permita canalizar a tua criatividade? Ou és mais consumidor que criador?
11) A tua vida familiar - Adoras regressar a casa para junto da tua família depois de um dia difícil de trabalho? (A família não tem que ser no sentido tradicional do termo, nós definimos a nossa família)
12) Vida comunitária - Estás a dar, contribuir e a desempenhar um papel importante na tua comunidade?

Requisitos

Levar roupa confortável

A Biodanza vista por Cláudia Girelli

Biodanza - o movimento e o autoconhecimento

Espalhada em mais de 55 países pelo mundo. Em Portugal conta com mais de 78 facilitadores credenciados e cerca de 5 mil praticantes que utilizam a dança para estimular o encontro com a espontaneidade e autenticidade de expressão e consciência corporal.

A Biodanza pode ser considerada como processo terapêutico. Para a prática não é preciso saber dançar. Em grupo e com a ajuda de um facilitador explora-se noções de percepção, atenção, motivação e emoção. Atua diretamente na função cerebral e no comportamento humano, provocando mudanças no bem-estar e na saúde mental e física.

A Biodanza foi desenvolvida pelo antropólogo e psicólogo Rolando Toro entre os anos de 1958 e 1963. Estava à procura de um processo que pudesse, de forma holística, perceber os caminhos do ser. Assim cria um modelo teórico de integração e desenvolvimento humano que estimula a reparação celular e regulação global das funções biológicas, a autoestima com progressividade, reflexão e auto-regulação.

Baseado em experiências de crescimento pessoal e induzido pelo ritmo, movimento e emoção, a Biodanza tem como ferramenta uma série de exercícios e músicas organizadas, a fim de aumentar a resistência ao estresse, promover a renovação orgânica, aumentar a vitalidade e melhorar a comunicação.

A noção básica provém da Biologia, Medicina, Antropologia, Etimologia, Filosofia e Psicologia. Nas sessões, sempre em grupo, há exploração dos conceitos como a percepção, atenção, motivação e emoção, e atendendo a função cerebral e o comportamento humano. As elaborações dão um significado à capacidade de ver o mundo, compreender a existência e projetar o futuro.

É simples, só depende do praticante

A sessão tem dois tempos, um de aprendizado e sistematização da evolução de cada um e outro de vivência. Em mais ou menos duas horas e meia acontece o encontro entre o individuo consigo mesmo e com um grupo. O grupo é receptivo e representa, muitas vezes, um apoio a cada busca individual. A vida está ao centro. No centro da roda inicial e final.

Há pessoas de todas as idades e de todas as profissões. Professores, executivos de alta performance, artistas, atletas.. Este é o fator de conforto. Há no grupo sempre alguém que tem o mesmo problema, a mesma solução ou a mesma procura. Não há julgamentos. Há hora para partilhar, para ouvir, para desenvolver empatia e dar um abraço de conforto.

Mas é preciso que o "danzante" entregue-se a esta procura porque a Biodanza não pode ser resumida numa atividade física ou desportiva, mas sim, num processo vivencial livre onde cada um enfrenta seus bloqueios, suas angústias, suas certezas, seus medos e sistematiza a sua personalidade.

É um processo. Os resultados aparecem rapidamente. Logo no final da primeira sessão a sensação de bem-estar é clara. As risadas, são acompanhadas de altos níveis de energia, melhoria do sono, favorecimento do bom humor, valorização do próprio corpo e um aumento na autoconfiança.

Usando esta técnica de auto-regulação, mediante processos de reparação celular e regulação global das funções biológicas, reforça e contribui para a coordenação e agilidade de movimento de controle e equilíbrio. Também tonifica a pele e aumenta a drenagem de fluídos e toxinas. Pode ser muito útil no combate e resiliência ao stress, ou ainda como método para prevenir doenças e promover estilos de vida saudáveis.