Atreva-se a pintar e dê asas à sua criatividade!

14-04-2021

Quando éramos pequenos adorávamos passar o dia inteiro a pintar e a colorir, quer fosse em cadernos, em quadros, em toalhas de mesa, ou mesmo na parede. Esta atividade artística e divertida não é apenas boa para as crianças, mas também para todas as idades, especialmente para os mais velhos.

Pintar, mal ou bem, é algo que todos sabemos fazer e que já fizemos em algum momento das nossas vidas. Nos adultos de idade madura é especialmente importante, uma vez que ajuda a desenvolver e manter muitas competências ativas.

Tanto o desenho como a pintura, como já dissemos anteriormente, fazem com que a nossa criatividade cresça. A pintura obriga-nos a estar concentrados numa atividade artística, que nos leva a desenvolver capacidades múltiplas e variadas, tais como a paciência e a concentração, a perseverança, a nossa capacidade de expressão e até mesmo de diversão.

De acordo com vários estudos científicos concluiu-se que são muitos os benefícios da pintura (ou desenho) para as pessoas de idade maior:

Benefícios para o cérebro. A pintura estimula ambos os hemisférios do cérebro, o lado lógico e racional é estimulado juntamente com o lado criativo e emocional. A pintura força as pessoas a usar ambos os lados do cérebro simultaneamente. Isto ajuda a criatividade e aumenta a função cognitiva. Portanto, a pintura estimula a imaginação e faz o cérebro trabalhar completamente, evitando doenças como a de Alzheimer;

Impacto positivo na saúde mental. Enquanto pinta, a pessoa está concentrada na tela e no que está a criar, por isso esquece tudo à sua volta, desde os problemas às dores físicas. Também ajuda a melhorar a perseverança e a ver que, pouco a pouco, podemos superar e melhorar a nossa condição. Além disso, a pintura ou o desenho acalma a mente, ajuda a isolar o pensamento e, assim, torna a nossa saúde mental melhor;

Melhora a autoestima. Com a pintura, os adultos mais velhos sentem que podem ser valiosos, que podem fazer as coisas de forma independente, sentindo-se realizados e mais felizes. Conseguem transmitir de forma autónoma o que sentem. Isto tem um impacto direto no seu estado de saúde porque podem sentir-se valorizados pela descoberta do seu talento artístico, ao verem as suas criações numa tela ou num papel;

Melhoria das capacidades motoras. As ferramentas utilizadas para pintar são geralmente finas, pelo que, tanto a utilização como o trabalho envolvido nos traços que a pintura exige, tornam necessário combinar com habilidade músculos, ossos e tendões, a fim de produzir movimentos finos e controlados. O punho e a manipulação dos pincéis ou dos lápis ajudam a melhorar e controlar os movimentos da mão, do braço e de todas as ligações com o cérebro;

Diversão, comunicação e relacionamentos. A pintura pode ser feita sozinha, em oficinas ou ateliers, com os netos, ou com quem quisermos, por isso é uma atividade com uma mais-valia social. A pintura pode ser feita num local onde pode divertir-se, socializar e conhecer pessoas. Até mesmo aprender com as técnicas de outros colegas para ensinar desenho aos netos. As aulas de pintura permitem aos mais velhos fazer novos amigos e utilizar as suas capacidades sociais numa atmosfera muito descontraída e sem pressões. É também um reflexo da alma, por isso é muito benéfico para as pessoas que não conseguem transmitir por palavras o que sentem - através da pintura podem ser capazes de se abrir um pouco ao mundo que as rodeia. A pintura é uma oportunidade para os seniores poderem expressar-se e sentirem que os entendem através das suas pinturas, quando já não têm a capacidade para o fazer através da comunicação.

Através da pintura, faz-se o que se quer e como se quer, utilizamos a nossa liberdade de expressão, a nossa imaginação e a nossa criatividade, gerando uma grande satisfação e, como tal, é benéfico para a saúde e bem-estar em geral. Quando os adultos mais velhos são guiados através do processo criativo da pintura, os benefícios do ponto de vista terapêutico aumentam substancialmente a vários níveis. A criatividade ajuda-nos a melhorar o nosso bem-estar físico e mental.


Cristina Nogueira Ramos

Fontes: 

· Gene D. Cohen, M.D., Ph.D., The Center on Aging, Health & Humanities, The George Washington University (GW), The Creativity and Aging Study: The Impact of Professionally Conducted Cultural Programs on Older Adults.

.  Harvard Medical School Affiliate: https://www.hebrewseniorlife.or