Antigo Egipto - Egipto (Junho 2022)
E de repente vejo-me perante a temática do Antigo Egito estudada nos anos do liceu: quatro gigantescas estátuas do faraó Ramsés II, de 21 metros de altura, os faraós do Antigo Egito. Templo de Abu Simbel, localizado a 300 Km a sul de Assuão e as pirâmides, construídas há mais de 4500 anos que simbolizam o glorioso passado de uma das mais notáveis civilizações da Antiguidade. Traduzem o enriquecimento, o poder, a fé e a inteligência dos egípcios.
A pirâmide escalonada do Faraó Zhoser (III Dinastia) , construída durante o século XXVII a.C., a nordeste da cidade de Mênfis. A pirâmide de degraus é vista como o mais antigo monumento em pedra do mundo. Foi a primeira pirâmide a ser erguida no Egito composta por seis mastabas de dimensões decrescentes, de baixo para cima, construídas uma sobre a outra.
Sentimo-nos pequeninos perante uma das Sete Maravilhas, as grandes Pirâmides de Gizé; (Quéops, Chephren e Mycerinus) que foram considerados pelos gregos como uma das Sete Maravilhas do Mundo. Uma única pirâmide é construída com 2.300.000 blocos, cada um pesando em média duas toneladas e meia. Diante de tamanha imensidão, não se pode deixar de sentir a admiração e o espanto.
E a Grande e imponente Esfinge de Gizé, considerada a escultura mais enigmática do mundo, que data da época de Quéfren (2620 aC). Construída em calcário natural amarelado e com 20 metros de altura e 60 metros de comprimento, esta estátua inesquecível combina a cabeça de um Faraó com o corpo de um leão.
Inês Melo