Amesterdão - Países Baixos

04-02-2025

Já fui várias vezes a Amesterdão e é uma das cidades, a par com Barcelona e Roma, que adoro e à qual gosto de voltar.
Lembro-me bem da semana de férias que passei com o Tomaz e o meu filho Miguel em Amesterdão em 2007.
Alugámos 3 bicicletas e calcorreámos tudo.
As bicicletas de Amesterdão são muito confortáveis, tipo "pasteleira," com bons assentos, mudanças qb e o cestinho das compras à frente que dá sempre jeito.
Acho que foi a primeira vez que visitámos uma cidade deste modo. Depois disso já o fizemos várias vezes.
Visitar uma cidade a pé é muito bom mas nem sempre as pernas estão ao nível da nossa curiosidade.
Visitar uma cidade de bicicleta numa cidade praticamente plana como é Amesterdão é o ideal.
Temos uma sensação de liberdade, ora agora estamos numa ponta da cidade ora estamos noutra. Vemos um moinho e paramos, vemos uma feirinha e paramos, vemos um parque onde te podes estender na relva, descansar as pernas, dormir uma soneca ou simplesmente observar as gentes que passam e paramos…
Subir e descer as pontes dos imensos canais da cidade, admirar as casas ao longo do canal e também as casas/barco que estão encostadas nas suas bermas, todas floridas, é um encanto.
Um das vezes vimos a sair de um jardim uns noivos de bicicleta vestidos a rigor, ela de vestido branco vaporoso e grinalda na cabeça ele de smoking e lacinho.
De outra vez passámos por um café que tinha a particularidade de em vez de mesas e bancos cá fora tinha umas camas penduradas e foi aí, meio deitados nas camas, que almoçámos, que para quem conhece os holandeses sabe que o almoço é uma sandes de pão escuro e uma bebida.
Na família adoramos música ao vivo e não perdemos uma oportunidade. Tivemos a sorte de nessa semana, mesmo ao lado do nosso hotel, cantar a Sara Tavares.
Nesta viagem no meio das nossa deambulações pela cidade, a dada altura o Miguel disse "estou a ouvir música, paramos!"
Era um daqueles bares que não dás por ele, só mesmo conhecendo, e onde alguns músicos veteranos tocavam blues e jazz do melhor.
Ficámos toda a tarde, foi muito bom.
Amesterdão é um local para deambular e desfrutar!

Hélia Jorge