Afinal, poupar água…é fácil!

11-05-2021

A propósito do artigo Eficiência Hídrica em Casa (https://www.transicoes.pt/l/eficiencia-hidrica-em-casa-como-melhorar-a-eficiencia-hidrica-em-casa/), gostaria de partilhar convosco uma experiência interessante que me fez concluir como pode ser fácil poupar água em casa.

A minha filha é toda "verde", a sustentabilidade em geral, o meio ambiente em particular, são suas grandes preocupações, o que a faz procurar muitas alternativas para contribuirmos para um mundo mais saudável e eficiente.

A ideia é a de aproveitar a água que deixamos correr, enquanto preparamos um banho, ou duche, ou no caso dos homens, enquanto esperam que a água fique quentinha para fazerem a barba.

Pois no nosso caso a conclusão foi uma surpresa. Por cada banho/duche, até ficar a uma temperatura razoável, desperdiçamos 7,5 litros de água. Claro que tudo depende da distância do seu esquentador, ou caldeira, até ao local onde precisa da água aquecida.

Também, se conseguir colocar a família em "fila indiana" para tomar banho, mas sabemos que a realidade nem sempre é essa, só tem de aquecer a água uma vez.

Então, desde essa altura, o que fazemos é: assim que abrimos a torneira colocamos um garrafão de água, com a mangueira do duche dentro, e lá fica a encher, até a água ficar à temperatura desejada por cada um. Nalguns casos enchemos mais do que um garrafão.

Tendo em conta o número de pessoas em casa, façam as contas..., no nosso caso, sendo habitualmente duas pessoas, ficamos com 15 litros de água disponível por dia. Ao fim do mês, no mínimo 450 litros... uma pequena piscina!

Depois é simples, utilizamos essa água para tudo. Para cozinhar, e até para beber.

Encontrámos um recipiente que tem uma pequena torneira, numa daquelas lojas dedicadas à casa J, e agora até aromatizamos a água. Com os sabores de que gostamos, um pau de canela, umas rodelas de limão ou laranja, enfim, fica à vossa criatividade, e depois é só colocar o copo e beber (tem também a vantagem de nos lembrar como é importante beber água durante o dia).

Mais três dicas, se me permitem:

- Para quem tenha máquina de secar roupa

Reutilize a água do reservatório, por exemplo, para lavar o chão, deitar na sanita, etc.

- Para quem tenha aparelho para extrair a humidade do ar (desumidificador)

A água que fica no reservatório é equivalente à água destilada que compramos. Reutilize a água do reservatório, por exemplo, no ferro de engomar, ou para regar as plantas.

- A água de lavar os legumes/frutos

Pode usar para deitar na sanita, ou também para regar as plantas.

Acredito que, se leu o artigo até ao fim, sorriu e pensou, que coisa "tonta". Pois, eu no início também me sentia vencida pela parte "chata" do processo: agora ter de encher o garrafão... Mas hoje entrou nos hábitos diários da família.

Pequenos gestos, simples, mas bons para termos consciência do que desperdiçamos, e para contribuir para um futuro melhor, para todos.

Teresa Marques