3-65-3 e outras notas de viagem
Íamos de passeio pela ilha de São Miguel, quando junto à Lagoa do Fogo, no meio da bruma que progressivamente envolvia o autocarro, alguém perguntou ao condutor:
- Ó amigo João, você já estampou algum autocarro?
- Sim! No outro dia atravessou-se-me um animal e tive que fugir para a berma.
- Ah! pronto. Então, estatisticamente, só vai voltar a bater outra vez daqui a muito tempo. Ficamos mais descansados! ☺
À entrada de um restaurante na localidade de Povoação, a nossa guia perguntou à empregada:
- É preciso pôr a máscara?
- Nã senhora, a você já a conheço bem!...☺
Após o repasto, na descida para a Ribeira Grande, a guia abordou o tema dos dialectos das ilhas, as suas origens e os locais onde permanecem mais arreigados. Entre estes destacou Rabo de Peixe, freguesia de gente simples que vive essencialmente da pesca, com influência Flamenga onde, por vezes, até os locais têm dificuldade em perceber o que estão dizendo.
Refere-se, por graça, que é o único local da ilha de onde se avista o Canadá.
- O Canadá avista-se aqui de São Miguel?
- Nã senhor!... É apenas porque se diz:
- Olhócãnadá (olha o cão a nadar).☺
Por fim visitámos a Gorreana, a mais antiga plantação de chá da ilha. Ficámos a saber que em cada ramo, apenas as três mais jovens folhinhas da planta (Camellia Sinensis) são recolhidas, limpas, tratadas e secas, para produzir chá verde.
Apenas três 3 folhinhas. As mais jovens, as mais ricas, as mais verdes. Todo o resto do raminho da planta é desperdiçado. A ramagem mais escura, dura e resistente é descartada.
Para se obter um bom e aromático chá verde, a infusão deve ser preparada com água a 65 graus centígrados e não a 100º como habitualmente se faz. O excesso de temperatura "coze" as folhas de chá, tornando esta bebida mais azeda.
O tempo de infusão também é relevante, não devendo exceder os 3 minutos. Portanto já sabe, a regra para um bom chá verde é: "3 - 65 - 3".
Agora no Verão, se quiser usar este chá como refresco, junte uma colher de mel, uma rodela de limão e uma folhinha de hortelã.
Fique bem!
Lagos, 03 de Julho de 2022
José Aleixo Dias (1)
(1) o autor escreve segundo o anterior acordo ortográfico